Como chamar ajudar dos BOMBEIROS

blog beSafe

Você sabe quando devemos chamar o SAMU e quando devemos chamar os BOMBEIROS? Essas e muitas outras dúvidas são muito frequentes quando pensamos em primeiros socorros principalmente diante da falta de conhecimento da população brasileira sobre o assunto. Aqui abordaremos tudo o que você precisa saber sobre os bombeiros.

O Corpo de Bombeiros funciona 24 horas, todos os dias da semana, para atender a população. O acesso a este serviço é feito pelo número 193 e a ligação é gratuita – podendo ser realizada por qualquer telefone fixo ou móvel local.

Tem a missão de proteção de vidas, patrimônio e meio ambiente e busca ser referência para a sociedade pela excelência dos serviços prestados, por meio da qualificação dos seus integrantes, da gestão estratégica da Instituição, do constante reequipamento e da inovação tecnológica.

O corpo de bombeiros tem a atribuição de proporcionar a proteção pessoal e patrimonial da sociedade e do meio ambiente, por meio de ações de prevenção, combate e investigação de incêndios urbanos e florestais, salvamento, atendimento pré-hospitalar e ações de defesa civil – além de realizar vistorias, de analisar projetos e hidrantes urbanos, de se certificar da segurança contra incêndios e de receber denúncias.

Em situações de emergência, ainda, os bombeiros podem ser acionados por socorristas para ativação de seu serviço médico de emergência – principalmente em ambientes externos como praias, ruas, estacionamentos ou locais de aglomeração.

Quando chamar os BOMBEIROS?

O atendimento dos bombeiros se inicia após a ligação telefônica para 193 – atendida pela equipe de regulação das situações de urgências. Nesse momento são oferecidas orientações sobre as primeiras condutas referente ao chamado. São identificados dados sobre quem está ligando, sobre o acidente – o que aconteceu, quando e a localização – e sobre as vítimas. A ligação é gratuita, para telefones fixo e móvel. Posteriormente, a equipe bombeiros é contactada para que a prestação de socorro às vítimas se inicie com ambulâncias e veículos oficiais da corporação se houver necessidade.

A prioridade é prestar o atendimento à vítima no menor tempo possível conforme a gravidade do caso. As unidades móveis são variadas e disponibilizadas conforme a necessidade de cada situação, sempre no intuito de garantir a maior abrangência possível.

Veja abaixo algumas situações para chamar os Bombeiros:

– resgate de pessoas ou animais;
– árvores com risco de queda;
– inundação e desabamento;
– incêndio;
– afogamento;
– acidente com animal peçonhento;
– choque elétrico;
– vazamento de produto perigoso;
– acidente com vítima, com múltiplas vítimas ou com vítima em massa;
– queda e acidente doméstico;

Nos casos sem indicação do serviço dos BOMBEIROS – expostos acima – pode ser indicado ao paciente a busca pelo posto de saúde ou pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) mais próximas.

Os principais problemas na área de urgência e emergência do Brasil

De acordo com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), os principais problemas de saúde dos usuários na área de urgência e emergência estão relacionados a alta morbimortalidade de doenças do aparelho circulatório, como o Infarto Agudo do Miocárdio – IAM e o Acidente Vascular Cerebral – AVC, além dos casos de violências e de acidentes de trânsito.

Como chamar os BOMBEIROS?

Para realizar uma chamada aos bombeiros com qualidade e segurança de que suas informações estão sendo de fato entendidas pelo receptor na corporação, siga o passo a passo e as dicas abaixo:

  • Mantenha a calma e se proteja antes de prestar quaisquer atendimentos ou mesmo chamar por ajuda;
  • Caso a cena esteja segura para si, verifique se está segura também para as vítimas envolvidas e afaste os “curiosos”;
  • Em seguida, para caso de acidentes, verifique a quantidade de vítimas, o estado de consciência delas e se alguma delas está presa gravemente ferida;
  • Ligue para o 193 e informe claramente: seu nome, onde você está (indicando pontos de referência para melhor localização), o que aconteceu, como aconteceu e como as vítimas estão pelo botão vermelho de emergência do app beSafe;
  • Posteriormente, peça para que o atendente repita o que você falou para verificar se ele compreendeu a mensagem;
  • Uma vez confirmada a etapa anterior, sinalize as vias com galhos de arvore e triângulo de sinalização quando conveniente ou proteja o local indicando acidente de alguma outra maneira;
  • Se a(s) vítima(s) estiver(em) desacordada(s) ou irresponsiva(s) aos chamados, considere parada cardiorrespiratória e inicie os primeiros socorros;
  • Aguarde a chegada de ajuda para finalizar o atendimento pré-hospitalar.

Caberia ressaltar que em acidente com motos não se deve tocar nas vítimas nem retirar o capacete. Por fim, não ofereça água aos acidentados.

Para saber mais sobre primeiros socorros e ajuda dos bombeiros, acesse os artigos sobre:

TROTE É CRIME

De acordo com o artigo nº 340 do Código Penal, a falsa comunicação de crime ou de contravenção está sujeita a detenção de um a seis meses ou multa. Portanto, não ligue para os serviços de emergência por “brincadeiras” ou com informações mentirosas.

PREVENÇÃO É NECESSÁRIA!

Clique aqui para baixar grátis o app beSafe – um aplicativo que oferece mais proteção a você e a sua família e te aproxima do atendimento do SAMU, dos BOMBEIROS e da POLÍCIA em casos de situações de emergência com possibilidade de chamar seus contatos de emergência ao mesmo tempo de maneira automática.

Se for do seu interesse, faça o curso de primeiros socorros da beSafe com equipe médica com ampla experiência e autoridade nacional no assunto.

bESAFE HEALTH&EDTECH © 2021
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.