Os 10 mandamentos do SOCORRISTA

blog beSafe

Parada cardiorrespiratória, engasgos, choque elétrico, afogamento, envenenamento, picada de insetos, mordedura de animais, dor no peito… São inúmeras as situações de risco à vida que o homem está sujeito no seu dia a dia. 

No entanto, você sabia que, para prestar socorros, não é necessária a formação superior em cursos da área da saúde? Sim, é verdade! Qualquer pessoa treinada pode salvar vidas!

O ensino de primeiros socorros já é prática difundida em diversos outros países desde as escolas primárias. No Brasil, a Lei Lucas – aprovada em 2018 – tornou obrigatório tal aprendizado para professores e demais profissionais de centros de ensino. Infelizmente, foi necessária a morte de uma criança para as devidas providências serem tomadas em contrapartida a uma ação preventiva com o ensino sobre de Suporte Básico de Vida e sobre prevenção de acidentes para a população em geral.

Mas para você, que quer aprender mais sobre primeiros socorros e estar pronto para imprevistos ligados à saúde, listamos os chamados dez mandamentos de todo socorrista em sua assistência às vítimas de acidentes:

  1. Mantenha sempre a calma;
  2. Tenha em consideração a seguinte ordem de segurança quando estiver a prestar socorro: 
  • O socorrista é a prioridade (você), depois a sua equipe e por último, mas não menos importante, a vítima (isso parece ser contraditório à primeira vista, mas tem o intuito básico de não gerar novas vítimas);
  • Ao prestar auxílio, é fundamental ligar para o número de emergência mais indicado de imediato (192 para SAMU e 193 para os BOMBEIROS);
  1. Verifique sempre se há riscos no local, antes de agir no acidente;
  2. Mantenha sempre o bom senso;
  3. Mantenha o espírito de liderança, pedindo ajuda e afastando os curiosos;
  4. Distribua tarefas com os demais presentes – principalmente treinados – para ser possível agir de forma correta e completa. Assim, os curiosos que eventualmente atrapalham, ganhariam a oportunidade de auxiliar;
  5. Evite manobras intempestivas (realizadas de forma imprudente, com pressa e modo incorreto);
  6. No caso de muitas vítimas, dê preferência àquelas que correm maior risco de vida como, por exemplo, vítimas com paragem cardiorrespiratória ou que estejam apresentando hemorragias;
  7. Seja socorrista e não herói!

Para saber mais sobre a atuação do socorrista treinado, acesse os artigos sobre:

E aí, o que achou da lista? Vamos nos capacitar e salvar vidas? Compartilhe o texto outras pessoas e faça a diferença conosco!

 SEJA RÁPIDO EM SITUAÇÕES DE RISCO!

Clique aqui para baixar grátis o app beSafe – um aplicativo que oferece mais proteção a você e a sua família e te aproxima do atendimento do SAMU, dos BOMBEIROS e da POLÍCIA em casos de situações de emergência com possibilidade de chamar seus contatos de emergência ao mesmo tempo de maneira automática.

Se for do seu interesse, faça o curso de primeiros socorros da beSafe com equipe médica com ampla experiência e autoridade nacional no assunto.

bESAFE HEALTH&EDTECH © 2021
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.